quinta-feira, 17 de junho de 2010

Venda financiada supera a à vista

Pela primeira vez desde janeiro de 2005, as vendas de imóveis usados na capital com financiamento bancário superaram as vendas à vista em março. Levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) aponta que 46,96% dos pagamentos foram feitos à vista ante 53,03% financiados.

Para o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, o cenário é positivo. "Isso significa que há mais dinheiro no mercado e as pessoas têm possibilidade de adquirir imóveis mais adequados para suas necessidades", afirma.

Ele também acredita que a situação mostra uma "quebra de preconceito" em relação aos financiamentos, já que as pessoas tinham um pensamento que nunca iriam terminar de pagar a casa própria e demoravam muitos anos para concluir a compra de um imóvel. Segundo Viana Neto, a opção de pagamento está se consolidando a cada momento.

Além da oferta de crédito, o professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Silvio Paixão, aponta mais dois fatores que influenciam o aumento de financiamento de imobiliário.

"O consumidor está levando em consideração as taxas de juros que aparentemente estão baixas e também está mais confortável para se comprometer com uma dívida a longo prazo, além das boas perspectivas econômicas", diz.



De acordo com a pesquisa da Inteligência de Mercado da Lopes, que pretende captar a confiança do consumidor, o quesito que mais contribuiu para a evolução do grau de otimismo do comprador foi a avaliação sobre a Situação Econômica Brasileira, que em janeiro de 2009 era de 82 pontos e em maio de 2010 atingiu 122 pontos, alcançando o maior nível da série histórica.

A situação presente é positiva e a expectativa é ainda melhor para o futuro, o que mostra uma segurança do consumidor.

Fonte: Jornal da Tarde

Marcadores

Pesquisar este blog